Fazer Passaporte

Com o dólar baixo, viagens internacionais acessíveis, cada vez mais pessoas precisam tirar um Passaporte – documento necessário para viagens internacionais. O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo, que de forma oficial atesta o portador como nacional de um país e requisita permissão para o seu detentor circular em território estrangeiro.

O documento no Brasil é emitido pela Polícia Federal. Pode-se dizer que tirar passaporte na Polícia Federal é um pouco trabalhoso, mas não é complicado.

O primeiro passo é acessar o site da Policia Federal www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte e conferir a lista de documentos que serão necessários e outras orientações. Basicamente os documentos para tirar passaporte são: identidade (e certidão de casamento com averbações e anotações, em caso de ter havido mudança de nome por motivo de casamento, separação ou divorcio ), titulo de eleitor, comprovante do serviço militar, certificado de naturalização para os naturalizados, GRU (taxa exigida pela Polícia Federal) paga, passaporte anterior se houver e CPF.

No site www.dpf.gov.br , o interessado deve entrar no link Requerer Passaporte. Ali, o candidato preenche o formulário de solicitação de passaporte com seus dados, agenda uma data para ser atendido no Posto da Policia Federal mais próximo, gera um protocolo e solicita a emissão da GRU – Guia de recolhimento da União. Essa taxa precisa ser paga na data de vencimento indicada, sem atraso. Atualmente a taxa para confecção de novo passaporte gira em torno de R$ 160,00.

No dia marcado, o interessado deve comparecer ao posto da Polícia Federal portando os documentos originais, GRU paga e protocolo de solicitação do passaporte impresso do site. Não é necessário levar foto. A fotografia será tirada no local, durante o atendimento, onde serão colhidas também as impressões digitais.

No caso de tirar passaporte na polícia federal para menores de 18 anos, serão necessárias a presença e autorização de ambos os pais ou do responsável legal para a emissão do documento. O menor também deverá estar presente durante a entrevista de requerimento do documento de viagem.

O interessado será informado sobre a data de retorno e horário para retirar o passaporte na Policia Federal, cujo prazo é de até 6 dias úteis. E deverá ir pessoalmente buscar o documento, mediante apresentação de documento de identidade.

Saiba mais sobre como fazer passaporte através do vídeo abaixo: